As notas explicativas, que devem ser elaboradas de acordo com as Normas Brasileira de Contabilidade, são parte integrante das demonstrações contábeis e precisam oferecer descrições narrativas e informações adicionais de itens apresentados no corpo das seguintes demonstrações contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial Comparado, Demonstração das Variações Patrimoniais e Demonstração dos Fluxos de Caixa.

 

 

 

 

Nesta seção são evidenciadas as alterações que ocorreram no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará também o resultado patrimonial do respectivo exercício e está fundamentada no art. 104 da Lei nº. 4.320/64

 

Nesta seção são evidenciados os fluxos das operações; dos investimentos; e dos financiamentos, os quais permitem avaliar a capacidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. Permite também projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento de suas operações.

 

Nesta seção são demonstrados o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro, o passivo permanente, o saldo patrimonial, e também as contas de compensação e está fundamentado no art. 105 da Lei 4.320/64.